PLANO DE AULA:
TEMA: Probabilidade
Conteúdos: Problemas de contagem e análise combinatória;
Ano/Série: 8ª série /9º ano
Tempo previsto: 5 aulas
Competências e estratégias: Identificar, interpretar e utilizar exercícios (árvores de possibilidades,diagramas) para resolver problemas simples de contagem .Através de figuras e montar de quantas maneiras é possível observar os dados solicitados nos exercícios H16 H20 H44 H45
Objetivos: Identificar meios para compreender e observar o mundo a sua volta. Realizar, estimular o interesse e a curiosidade , o espírito de investigação e da capacidade de resolver e compreender experiências e problemas que envolvam processos de contagem e princípio multiplicativo e a relação ente os dados e realizaroperações de modo significativo, e compreender atividades de porcentagem.
Justificativa: Este plano de aula tem a finalidade de dar significado à aprendizagem com a participação efetiva do educando,provando o quanto o conhecimento matemático é importante para a vida das pessoas, partindo de suas própria experiências, levando a uma aprendizagem realmente efetiva, desenvolvendo as capacidades formativas de raciocínio, de formulação de conjecturas, de observações e regularidades entre outras. Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, dedutivo, indutivo contribuindo para a formação básica, estimulando o lado investigativo e especulativo da atividade além de uma perspectiva de formação para cidadania.
Recursos Metodológicos: Conhecimento de narrativas sobre atividades que incluam o processo de contagem, exercícios de fixação e resolução de situaçoes problemas, recorte de figuras, slides, debates e folhas de exercícios
Avaliação: O acompanhamento será feito através de suas atividades diárias no seu desenvolvimento do dia a dia, além das folhas de exercícios, e quando necessário atividades de fixação e revisão.
Recuperação: A recuperação será feita de forma contínua com auxílio do professor em momentos necessários.
Elaine Duarte Montes
Nenhum comentário:
Postar um comentário